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<  Galeria 3D  ~  Simulação de Quebra em Maya com Plugin Pulldownit

kosuta
Colocada: Ter Jun 07, 2011 6:25 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Oi pessoal.

Acabei de Render este teste em Maya usando o Plugin Pulldownit.
Os meus conhecimentos de After effects ainda não são muito extensos, mas dão para desenrrascar uma pós produção básica para já Razz

O video original foi rendido em HD 1280 x 720 px

http://vimeo.com/24783684

Cumprimentos
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cc
Colocada: Qua Jun 08, 2011 10:31 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 09 Mar 2005 Mensagens: 426 Local/Origem: lisboa
gostei

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-- www.puraimagem.pt --
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kosuta
Colocada: Qui Jun 09, 2011 8:10 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Obrigado pelo feedback Wink
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Portugal
Colocada: Sex Jun 24, 2011 2:42 pm Responder com Citação
Uma mente torturada Registo: 19 Mar 2005 Mensagens: 167 Local/Origem: Londres
Gosto, mas ficava excelente se integrasses com video, isso ia ajudar a vender o efeito Smile

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Bem essa é a minha opinião, podem discordar, concordar ou ignorar, as "mecês" é que sabem Smile
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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 2:46 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Obrigado Portugal Smile

Ainda não me meti em Matchmoving, ultimamente tenho andado a aprender after effects para propósitos de composição e pós.
Em breve vou pegar no matchmover e integrar algo em video Wink

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Alves
Colocada: Sex Jun 24, 2011 7:12 pm Responder com Citação
Registo: 14 Dec 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: São Paulo
vc pode fazer este efeito facilmente sem plugin só usando as ferramentes do maya.

Se for para utilizar plugin eu indico o Blastcode.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4OlWowhBfhs
http://www.blastcode.com

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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 7:27 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Oi Alves.

O Maya é um pacote completo sem dúvida e consegue criar este tipo de efeitos sem plugins adicionais, porém estes plugins facilitam mais o processo de execução, libertando mais tempo para se poder focar noutros aspectos Wink

Conheço também o blastcode, sendo aliás um dos plugins mais populares para este tipo de efeitos.

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Alves
Colocada: Sex Jun 24, 2011 7:33 pm Responder com Citação
Registo: 14 Dec 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: São Paulo
[quote="kosuta"]Oi Alves.

O Maya é um pacote completo sem dúvida e consegue criar este tipo de efeitos sem plugins adicionais, porém estes plugins facilitam mais o processo de execução, libertando mais tempo para se poder focar noutros aspectos Wink

Conheço também o blastcode, sendo aliás um dos plugins mais populares para este tipo de efeitos.[/quote]

Concordo que em muitos casos agiliza, mas nesse especifico e tão simples e rapido que não vejo a necessidade de plugin.

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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 8:06 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Alves, pode te parecer simples para ti, mas eu apenas comecei a aprender 3D há um ano e meio Razz e estou agora a entrar nos VFX. Quando tiver mais experiência com o motor de Dynamics do Maya poderei ver se o processo para criar este efeito é mais rápido ou não Wink

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Alves
Colocada: Sex Jun 24, 2011 9:33 pm Responder com Citação
Registo: 14 Dec 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: São Paulo
[quote="kosuta"]Alves, pode te parecer simples para ti, mas eu apenas comecei a aprender 3D há um ano e meio Razz e estou agora a entrar nos VFX. Quando tiver mais experiência com o motor de Dynamics do Maya poderei ver se o processo para criar este efeito é mais rápido ou não Wink[/quote]
Então vai por mim e mais fácil... sem contar que a fisica deste plugin me parece estar errada tmb...não sou contra o uso de plugin e nem estou aqui para menosprezar o seu estudo, so estou fazendo uma analise unica e exclusiva do plugin em questão nesta aplicação.....acredito que o mesmo tempo que vc levou para aprender a usar ele, vc levaria para aprender a fazer sem ele...

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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 9:45 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Sim, tenho de aprofundar mais o meu conhecimento de colisões no motor de dinamics do Maya, faz tudo parte do processo de aprendizagem.

Lembro-me que na altura não encontrei nenhum tutorial onde este processo fosse mais simples de fazer do que utilizando o pulldownit ou outro plugin do género.

Obrigado pelas dicas Wink

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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 9:50 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Encontrei agora um tutorial fixe Wink

http://cg.tutsplus.com/tutorials/autodesk-maya/create-a-dynamic-shattering-text-animation-in-maya/

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Alves
Colocada: Sex Jun 24, 2011 10:01 pm Responder com Citação
Registo: 14 Dec 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: São Paulo
Não e dificil de achar, vc vai encontrar muita coisa tmb no youtube, para aprender o Maya eu recomendo os vídeo da Digitaltutors....da Gnomon e bom so que e mais estudos de caso...ja os da DT eles analisam as ferramentas de A a Z sempre aplicando em projetos....na verdade hj em dia não falta opção para estudar o Maya.

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Alves
Colocada: Sex Jun 24, 2011 10:06 pm Responder com Citação
Registo: 14 Dec 2009 Mensagens: 16 Local/Origem: São Paulo
Tem scrip que relamente são bem uteis em certos casos.

Não sei se vc conhece, mas neste site vc vai achar centenas de script free muito uteis para trabalhar no maya...

http://www.creativecrash.com


Um plugin que eu utilizo muito e o Setup Machine...este eu acho super util e acelera muito na criação de rig.

http://www.anzovin.com/products/tsm2maya.html

Abs

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kosuta
Colocada: Sex Jun 24, 2011 10:16 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Conheço sim Alves Wink já lá estou registado desde que comecei a aprender 3D. Tenho o Maya artilhado com com uns quantos scripts desse site para fazer scattering de instâncias e proxys, selecções aleatorias etc, enfim, dão sempre jeito, principalmente para vegetação, relva etc ;p

Também já ouvi falar desse plugin , mas ainda não comecei a estudar animação de personagens, estou a apostar mais agora em Archviz e VFX.

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mpalma
Colocada: Seg Jul 04, 2011 10:39 am Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
ta bem cool, e em questoes de parametros que tal é isso?? da pra inventar muito??

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Marco Palma
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kosuta
Colocada: Seg Jul 04, 2011 12:14 pm Responder com Citação
Novo membro Registo: 24 Mai 2011 Mensagens: 27
Obrigado Marco Wink

O Workflow é bastante simples.

1. Seleccionar o objecto e definir o numero de pedaços em que o vamos quebrar.

2. Tornar o objecto(os) a quebrar quebrado em "active collider"

3. Definir o objecto(os) que vão ser os "passive collider"

3. Ajustar settings como a rotação nos 3 eixos, velocidade , gravidade etc, sem mexer em mais nada.

4. Fazer o "bake" da simulação.

Agora o Maya 2012 traz o plugin Digital-Molecular-Matter (DMM) por defeito, mas ainda não tive oportunidade de experimentar.
Tens aqui um tut:

http://library.creativecow.net/articles/hurwicz_michael/Autodesk-Digital-Molecular-Matter/video-tutorial

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