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<  Blender  ~  Blender - Problema com Skinning

EVCT
Colocada: Dom Jan 30, 2011 9:06 pm Responder com Citação
Registo: 24 Jan 2011 Mensagens: 8 Local/Origem: Portugal
Olá a todos,
Estou a dar os primeiros passos na Modelação e Animação 3D, e este é o meu primeiro tópico.

Estou a ter um problema que consta no seguinte:
Depois de ter feito a armature para o meu personagem, decidi fazer os skinning através do Weight Paint. Enquanto que alguma partes, como as pernas e a cabeça não deram trabalho nenhum, pois funcionaram logo a primeira, os braços estão a ser o pesadelo.
O problema está no ombro, que faz a junção entre o braço, e o osso que liga ao tronco.
O que acontece por exemplo é:
-Quando ponho os braços esticados ao longo do corpo, parte deles entram para dentro do corpo[img]http://img823.imageshack.us/i/braodentro.jpg/[/img], e eu gostava de saber se há a possibilidade de criar aquele efeito dos dois somente se encostarem e aplicarem pressão uma sobre a outra, do genero como quando cruzamos os braços.

-A outra situação, é quando levanto os braços completamente. E como não consigo descrever a situação vou deixar a imagem.[img]http://img262.imageshack.us/i/braocima.jpg/[/img]
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EVCT
Colocada: Ter Fev 01, 2011 10:47 am Responder com Citação
Registo: 24 Jan 2011 Mensagens: 8 Local/Origem: Portugal
Ninguém me pode ajudar?
É urgente...
Agradecia, nem que fosse umas dicas...
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kindzu
Colocada: Dom Fev 06, 2011 12:15 am Responder com Citação
Registo: 18 Abr 2007 Mensagens: 16
Talvez este link seja de alguma ajuda:

http://ivogrigull.com/

para a deformação do mesh na zona do ombro, penso q tens de pintar mais até junto ao pescoço, com uma passagem mais suave de azul para o vermelho, quanto ao cruzar de braços etc. dá uma vista neste modificador

http://www.blender.org/development/release-logs/blender-246/mesh-deform/


ou então usar o anisculpt(referenciado no 1º link)
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EVCT
Colocada: Seg Fev 07, 2011 12:46 pm Responder com Citação
Registo: 24 Jan 2011 Mensagens: 8 Local/Origem: Portugal
[quote="kindzu"]Talvez este link seja de alguma ajuda:

http://ivogrigull.com/

para a deformação do mesh na zona do ombro, penso q tens de pintar mais até junto ao pescoço, com uma passagem mais suave de azul para o vermelho, quanto ao cruzar de braços etc. dá uma vista neste modificador

http://www.blender.org/development/release-logs/blender-246/mesh-deform/


ou então usar o anisculpt(referenciado no 1º link)[/quote]

Finalmente. Bem, muito obrigado. Vou dar uma vista de olhos quando tiver tempo. E depois deixo feedback. Mais uma vez obrigado.
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EVCT
Colocada: Qua Fev 09, 2011 5:15 pm Responder com Citação
Registo: 24 Jan 2011 Mensagens: 8 Local/Origem: Portugal
Quanto ao ombro, já fiz como disseste, mas não vale de nada. A parte que eu pinto do pescoço, quando vou a mexer o braço, entra para dentro do corpo.

Quanto ao mesh deform, percebi o conceito, mas não encontro na net, nada que me mostre como meter a outra mesh(cage), em torno do boneco. Tenho que ser a criar tudo a volta? Não dá por exemplo para duplicar o boneco, aumentá-lo e diminuir o numero de vertices?

Cumprimentos
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