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<  Compositing  ~  Adivinhem lá

flash
Colocada: Ter Mai 22, 2007 3:37 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Sabem o que fiz aqui?



Esta é a versao sem truque:



Não vou dizer por enquanto o que é. Prefiro que digam o que acham e já vejo se o truque vale a pena ou não.[/img]
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Malanjo
Colocada: Ter Mai 22, 2007 3:58 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:58 pm, num total de 1 vez
[HP]
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:03 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 31 Jan 2005 Mensagens: 1402 Local/Origem: inbicta
Eu sei, eu sei... ahah..
mas nao vou dizer! Razz

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Helder "hP" Pinto

www.helderpinto.com
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MALicivs
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:14 pm Responder com Citação
Já faz sozinho Registo: 23 Mar 2005 Mensagens: 397 Local/Origem: Estoril
isso é assim um occlusion bue gay ou keh? Razz

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http://www.ididitforthepoly.com/
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flash
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:22 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Heeh. Sempre que olho para um render com skylight, noto que se perde bastante detalhe no bump map, nas zonas que nao tem iluminação directa. Entao pensei usar uma tecnica que aprendi com o Marco Vale, para aldrabar Ambient oclusion maps para terrenos a partir de height maps, que consiste em pegar no height map, aplicar um high pass filter e aplicar o resultado em modo multiply ao diffuse. Podem experimentar que resulta. ehe. Tal como funciona para terrenos, tb funciona para qualquer height/bump map. Mas isto fazia-se quando se está a texturar o terreno. Eu resolvi fazer isto em post production. E resulta (mais ao menos hehe). Se perceberam o que eu disse até agora, para o aplicar em post é fácil.

Para tal precisam de:

1 pass do diffuse (cor)
1 pass do AO (skylight)
1 pass da luz directa (omnis, spotlights, point lights, area lights, ou seja, qq luz menos a skylight)
1 pass do bump map (podem fazer isto no max pondo o mapa em bump na slot de cor)
qb de sal e pimenta.

Pegam no pass do bump, aplicam o high pass filter. Juntam o AO pass com blending em MULTIPLY (aqui nao costumo usar a opacity do bump a 100%), adicionam a pass da luz directa em modo ADD (SCREEN tb serve). Pegam no resultado disto e misturam com a pass de cor com o blending mode multiply.

E é isto.

Quem quiser dar uma olhadela no .psd é só sacar o attachment.
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Kameleon
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:28 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 27 Jan 2005 Mensagens: 1108 Local/Origem: Lisboa/Porto - Portugal
Pq não render logo um AO que tenha bump? Ou displacement... mais simples Razz

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.artur leao.
You can do it! VFX
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flash
Colocada: Ter Mai 22, 2007 5:34 pm Responder com Citação
Site Admin Registo: 28 Jan 2005 Mensagens: 1539
Claro que tb podes usar isso. Mas esta tecnica é mais para realçar o detalhe. Assim tens mais controlo em post. Foi mais com essa ideia que experimentei isto. Espero que seja util
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Malanjo
Colocada: Ter Mai 22, 2007 11:48 pm Responder com Citação
Visitante
...


Editado pela última vez por Malanjo em Dom Jun 30, 2013 12:57 pm, num total de 1 vez
mpalma
Colocada: Qua Jun 27, 2007 1:23 pm Responder com Citação
Veterano Registo: 11 Abr 2005 Mensagens: 597 Local/Origem: Planeta Terra - V.R.S.A.
bem pensado,a sombra é que esta a ser afectada,é uma questão de organização dos layeres.

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Marco Palma
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